quarta-feira, fevereiro 09, 2011

O PESO DO ESTADO E A DEMAGOGIA BARATA DOS COMENTADORES TELEVISIVOS

Olhando para o mundo

A discussão sobre a dimensão do Estado em Portugal está cheia de ignorância, má fé e populismo. Todos os que se queixam do “monstro” ignoram um facto bem conhecido de quem estuda economia política internacional: os países pequenos com economias abertas e integradas no comércio internacional tendem a ter um sector público maior.

A explicação para este facto bem conhecido é mais ou menos esta: uma economia pequena e aberta está mais sujeita a choques assimétricos, e – desde que o país seja uma democracia – os cidadãos votarão por sistemas de protecção mais amplos que amorteçam o risco e a volatilidade provocada pelos mercados. Essa protecção pode tomar formas diferentes, em diferentes combinações: um Estado social mais amplo, um sector público mais numeroso, e/ou uma legislação do emprego mais protectora dos trabalhadores.

Atentemos nestes dados de 2005 que constam deste relatório da OCDE. Antes de mais, podemos ver no primeiro gráfico a percentagem de funcionários públicos na população activa; veja-se a posição de Portugal, bem a meio da tabela.




Depois, usando estes dados, podemos correlacionar a população (em 2005) dos países acima listados com a dimensão do seu sector público; o resultado é o que vemos no segundo gráfico (o valor do r é bastante interessante = 0.48). A vermelho, temos Portugal. Para os países com uma dimensão semelhante a Portugal, apenas a Áustria e a Suíça têm um sector público mais pequeno.




P.S. 1: Recorde-se que os dados são de 2005; dados mais actualizados mostrariam um sector público mais pequeno, dadas as reformas na administração pública que o anterior Governo concretizou, reduzindo o seu número de funcionários em largas dezenas de milhares.

P.S.2: É verdade que estes dados excluem - para todos os países - o sector empresarial do Estado. É improvável, porém, que ele altere significativamente os resultados, uma vez que este emprega apenas uma pequena percentagem da população activa.

Sem comentários: