terça-feira, março 06, 2007

CRUZ-FILIPE NA GULBENKIAN


40 pinturas recentes de Ricardo Cruz-Filipe poderão estarão em exposição a partir da próxima sexta-feira, 16 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
«Paisagens Múltiplas» reúne cerca de 40 pinturas recentes de Cruz-Filipe, uma exposição que poderá ser visitada a partir do próximo dia 16 de Fevereiro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Ricardo Cruz-Filipe nasceu em Lisboa, em 1934, e formou-se em Engenharia no Instituto Superior Técnico, onde foi professor-assistente de 1958 a 1968. Dedicou a sua vida profissional ao sector da electricidade, nomeadamente ao planeamento, à organização e à gestão de empresas.

Em meados da década de 50 iniciou a sua actividade como pintor, expondo regularmente desde 1966, individualmente ou em colectivas, no país e no estrangeiro. Nos seus primeiros trabalhos revelou uma familiaridade com as linguagens vigentes à época, com uma postura herdeira da tradição modernista europeia, mas talvez o que mais caracteriza a sua actividade criativa seja a duplicidade técnico-artística, conjungando fotografia e pintura.

Nesta exposição, comissariada por João Pinharanda, predomina uma vontade de abstracção e afastamento de todo o motivo narrativo e uma simplificação dos recursos formais (composições claras), temáticos (a presença dominante da paisagem favorece a abstracção) e mesmo técnicos (redução da matéria pictórica sobre a matriz da tela foto-sensibilizada), em direcção à essencialidade poética do artista.

«Paisagens Múltiplas» estará patente na Sala de Exposições Temporárias da Fundação Gulbenkian (piso 1) até 8 de Abril.

Sem comentários: