"O défice comercial dos EUA atingiu um valor recorde 66,1 mil milhões de dólares (56,17 mil milhões de euros) em Setembro, segundo indicam dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Comércio.
As principais razões para a evolução registada prendem-se com o impacto dos furacões Katrina e Rita, e algumas greves em sectores chave, como a aeronáutica. As exportações tiveram a maior queda desde Setembro de 2001, caindo acima da subida das compras ao exterior.
Assim, o défice com a importação de produtos petrolíferos cresceu quase 7% enquanto o défice nas trocas com a China subiu, em termos acumulados (Janeiro a Setembro), para mais de 146 mil milhões de dólares."
Do "Diário Digital" de anteontem
Será que em precentagem do défice em relação ao PIB americano é pequena ou a economia americana não está tão bem quanto o Luis Delgado , Pacheco Pereira , José Manuel Fernandes etc. etc. pensam? Ou será que o controlo do défice, na realidade, não é importante ou só importante para os países do 2º e 3º mundos ? Que pensarão o FMI e o Banco Mundial deste défice?
Sem comentários:
Enviar um comentário