sábado, novembro 12, 2005

EUA: défice comercial atinge recorde em Setembro

"O défice comercial dos EUA atingiu um valor recorde 66,1 mil milhões de dólares (56,17 mil milhões de euros) em Setembro, segundo indicam dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Comércio.
As principais razões para a evolução registada prendem-se com o impacto dos furacões Katrina e Rita, e algumas greves em sectores chave, como a aeronáutica. As exportações tiveram a maior queda desde Setembro de 2001, caindo acima da subida das compras ao exterior.
Assim, o défice com a importação de produtos petrolíferos cresceu quase 7% enquanto o défice nas trocas com a China subiu, em termos acumulados (Janeiro a Setembro), para mais de 146 mil milhões de dólares."

Do "Diário Digital" de anteontem

Será que em precentagem do défice em relação ao PIB americano é pequena ou a economia americana não está tão bem quanto o Luis Delgado , Pacheco Pereira , José Manuel Fernandes etc. etc. pensam? Ou será que o controlo do défice, na realidade, não é importante ou só importante para os países do 2º e 3º mundos ? Que pensarão o FMI e o Banco Mundial deste défice?

Sem comentários: