quarta-feira, fevereiro 08, 2006

FUNDAMENTALISMOS NORTE-AMERICANOS

«O centro de detenção de Guantanamo condena milhares de pessoas pelo mundo a uma vida de sofrimento, tormentos e preocupações», acusa a Amnistia Internacional no seu último relatório. Calcula-se que estejam ainda detidos naquele campo, mais de quatro anos após ter sido aberto, 500 homens de 35 países.

A AI critica o segredo mantido pelas autoridades norte-americanas sobre o número exacto de detidos naquela Base, instando-as a elaborar uma lista precisa de prisioneiros, discriminando as suas nacionalidade e identidade.

Segundo a Amnistia, vários prisioneiros terão tentado suicidar-se e várias dezenas estariam prestes a fazer uma greve da fome.

São também evocadas no relatório as acusações de que as autoridades norte-americanas teriam alimentado à força vários detidos, nomeadamente com sondas nasais, sem qualquer anestesia.

No que se refere aos prisioneiros libertados daquela Base, a Amnistia lembra que, muitas vezes, o seu calvário não termina aí e que para muitos «a sua transferência não significa mais do que uma mudança de local de detenção ilimitada e ilegal para um outro local de detenção ilimitada e ilegal».

A Amnistia cita o caso do jordano Wisam Abd al-Rahman Ahmed, entregue à Jordânia em Abril de 2004, mas que continua detido desde então, em local desconhecido.

Quanto ao impacto de Guantanamo sobre os parentes dos detidos, a Amnistia salienta que «algumas famílias que sabem que os seus parentes estão ou foram feitos prisioneiros pelos EUA continuam sem saber onde eles se encontram ou mesmo se continuam vivos».

Sem comentários: