Alegre defende que papel da esquerda é «inventar soluções»
O deputado socialista Manuel Alegre defendeu há dias que o papel da esquerda é «inventar soluções» por muito «estreita que seja a porta», rejeitando o «conformismo» do ex-líder do PS Ferro Rodrigues.
«Por muito estreita que seja a porta, os socialistas devem sempre procurar alternativas», afirmou Manuel Alegre, em declarações à Lusa, num comentário à entrevista do ex-líder do PS Ferro Rodrigues à revista Visão.
Na entrevista, publicada na edição desta semana da Visão, Ferro Rodrigues deixa um aviso ao executivo de José Sócrates, defendendo que, se o actual Governo pede sacrifícios, é «indispensável» que o faça com «menos arrogância e mais humildade».
Ferro Rodrigues reconhece, contudo, que «não é sustentável pensar que os sistemas de educação, saúde e segurança social se podem manter com regras de há 30 anos».
«Hoje não há esquerda se não for reformista«, acrescenta o antigo líder do PS, admitindo mesmo que »não há um modelo alternativo e que «no essencial, o que está a ser feito tinha de ser feito».
A ausência de um modelo alternativo é, contudo, rejeitada, por Manuel Alegre, que recordou que «o socialista nasceu como alternativa» e «sempre existiu como alternativa».
«O papel da esquerda e do socialista é inventar soluções», sublinhou, defendendo que existem alternativas.
«É claro que existem alternativas», exclamou.
Sem comentários:
Enviar um comentário