sexta-feira, maio 02, 2008
O EMBUSTE DO FERNANDES DE.... 2004!
Depois das discussões tidas nos últimos dias sobre as desigualdades sociais em Portugal, o Jornal de Negócios — do qual rapinei o gráfico — dá hoje conta de que o Eurostat apontou “erros graves” nos dados disponibilizados pelo INE.
Sabe-se agora, através do Eurostat, que, no cálculo do indicador das disparidades de rendimento, houve “erros de medição (interpretação errada das perguntas), falhas na preparação dos ficheiros para o Eurostat e dificuldades nos procedimentos de validação para algumas das componentes do rendimento”.
O indicador das disparidades de rendimento compara os 20 por cento mais ricos com os 20 por cento mais pobres. Corrigidos os dados, descobre-se que a amplitude das disparidades não é de 8,2 vezes, como tinha sido anunciado, mas de 6,9.
Observando o gráfico, verifica-se que, após um pico em 1995, se assiste a um decréscimo acentuado das disparidades de rendimento com os governos de António Guterres. Mas o indicador volta a subir com o Governo de Durão Barroso em 2002 e 2003, no qual pontificava a ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, que subitamente agora aparece apoquentada com “preocupações sociais”.
Parafraseando o patusco Patinha Antão, “valha-nos Deus”.
posted by Miguel Abrantes @ 29.5.08 no CÂMARA CORPORATIVA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário