segunda-feira, setembro 22, 2008

PACHECO PEREIRA ENSINA A MANELA MAS ELA NÂO APRENDE BEM A LIÇÃO



DO EXCELENTE BLOG OJUMENTO



Manuela Ferreira Leite

Com o tempo que Manuela ferreira Leite passa em silêncio e ausente seria de esperar que tivesse ideias próprias ou, pelo menos, que aquelas que assina nas colunas de um jornal como o Expresso fossem suas. Já sabia que JPP desempenha o papel de conselheiro de Ferreira Leite mas ao ler as edições de Sábado do Expresso e do Público constato que a opinião que a líder do PSD escreve no Público é exactamente o que o JPP escreve no Expresso. (AQUI O JUMENTO TROCOU AS PUBLICAÇÕES)

Escreve Manuela Ferreira Leite:

«Desta crise, vai certamente resultar o fortalecimento do papel das entidades reguladoras, como a forma mais apropriada de melhor proteger os cidadãos.

Por cá, tem-se actuado exactamente de forma oposta. Entende-se que é intervindo o Governo e, desta forma, desacreditando os reguladores que melhor se protegem os cidadãos. Além da falta de responsabilidade e sensatez, está-se perante o desnorte completo.»

Escreve Pacheco Pereira:

«O ataque à regulação é mais do que um ataque à regulação - é um ataque à liberalização dos mercados que essas entidades são suposto regularem. O que mexe com o Governo e lhe causa a preocupação quanto ao domínio do "económico" pelo "político" é correr o risco de ter preços altos nos combustíveis num ano eleitoral, em que precisa de ter "bacalhau a pataco".»

«O ataque às entidades reguladoras no Governo do PS não é novo e teve um precedente com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Mas, se há fragilidade na regulação, talvez seja bom o Governo perguntar-se por que razões os seus escolhidos para estarem à frente das entidades reguladoras não cumprem no seu entender as funções para que foram nomeados - até porque, em cada nomeação para uma entidade reguladora, a imprensa dá nota de que as personalidades escolhidas são próximas do Governo. »

Ferreira Leite dizem praticamente o mesmo, afirmam a importância da regulação e protestam contra as pressões do Governo para que os preços dos combustíveis acompanhem os do crude agora que estes desceram. Só que ao contrário de JPP que fundamenta a tese, a líder do PSD limita-se a fazer uma síntese de má qualidade. Lamentável, até porque a economista é Manuela Ferreira Leite.

O mínimo que se esperava é que Manuela Ferreira Leite tivesse perguntado a JPP se ia publicar a sua opinião, teria evitado esta figura triste.

Ao exibirem o exemplo americano ambos escondem dois factos reveladores da mesma falta de honestidade intelectual, já que ao falarmos de economia temos que ser rigoros. Esqueceram-se que a administração norte-americana substituiram-se aos mervcados injectando dinheiro dos contribuintes e nacionalizando uma grande seguradora. Esquecem também que o candidato republicano à presidência defendeu a demissão do responsável pelo regulador, algo que Bush não pode fazer pelas consequências que isso poderia ter na instabilidade dos mercados.

Estarei enganado ou Manuela Ferreira Leite não estão nada interessados na descida dos preços combustíveis na esperança de que se a situação económica se agrave. Qual será o preço que o JPP acha que o país deve pagar para que a sua "aluna" chegue a primeira-ministra? Durão Barroso beneficiou da queda da ponte de Entre-os-Rios, para que Manuela Ferreira Leite ganhe as eleições seria necessário que caísse da ponte 25 de Abril!

Sem comentários: