segunda-feira, dezembro 22, 2008

POPULISMOS!

AINDA MANUEL ALEGRE

Gostei de ver a manifestação de indignação de Alegre por Sócrates ter dito que o PS é um partido popular, algo que deixou o guardião da esquerda muito incomodado. Só por causa do termo utilizado pois reconheceu que tinha percebido o que Sócrates pretendia dizer.

Só que Manuel Alegre não é assim tão alérgico ao populismo, ele que se arroga em proprietário dos votos dos eleitores que o escolheram nas presidenciais. É bom lembrar que Alegre esteve do lado de Marques Mendes e do populismo quando o governo encerou a maternidade de Elvas. Esteve do lado de autarcas manhosos do PSD quando estes organizaram manifestações contra o encerramento de más urgências aproveitando-se da ignorância popular. É bom lembrar que foi para contentar Manuel Alegre que Sócrates foi forçado a substituir um ministro competente por uma ministra alegristas que vai para o parlamento discutir os números da saúde sem ter o menor conhecimento das contas. É bom recordar que Alegres, numa manifestação populista que visa conquistar simpatias, tem estado ao lado de todas as causas desde que estas tragam gente para a rua.

Esta alergia de Alegre ao populismo é, no mínimo, duvidosa, desde que lhe deu para a ambição política que Manuel Alegre é dos políticos mais populistas da praça, só lhe falta ir discursar para os mercados. Mas já faltou mais. Vejamos o que dizia Alegre em 28 de Março de 2006 a propósito do encerramento da Maternidade de Elvas:

««A desertificação é que é o grande problema. É a história da maternidade de Elvas. Ouvi hoje o líder do PSD e tenho de estar de acordo com ele. Tenho de concordar que os portugueses, as crianças de Elvas tenham o direito de nascer em Portugal e não tenham de ir nascer a Badajoz», disse aos jornalistas, segundo a Lusa.» [Portugal Diário]

Quem falou em populismo?


Do Blog O JUMENTO

Sem comentários: