sexta-feira, março 06, 2009

A LUTA DOS PROFESSORES!

Este post é tão extraordinário que vale a pena copiar o conteúdo da primeira à ultima linha (o título é: Direitos ou falta deles?):
«Convém sempre lembrar e saber que antes do 25 de Abril que encheu de direitos toda a gente, os professores amordaçados pelo regime fascista:
- Tinham menos horas semanais na escola do que agora!
- Tinham direito a duas faltas por mês!
- Algumas reuniões eram pagas como trabalho extraordinário!
- Não havia avaliação de professores, subiam na carreira por antiguidade!
- Era bem mais fácil dar aulas, os alunos respeitavam os professores!
- O prestígio dos professores era incomparavelmente maior!
- Os alunos sabiam muito mais!
- Os alunos dos colégios, mesmo os da igreja, tinham de fazer exames no ensino público para passarem de ano (não havia a batota de agora: quem tem dinheiro vai para colégios e tem notas altas).
- Qualquer pessoa com valor tinha acesso a um ensino de elevada qualidade nos liceus ou nas escolas comerciais/industriais!»
E não, isto não é escrito por um militante defensor do Estado Novo. É apenas um defensor dos “direitos dos professores” (por sinal, um auto-proclamado líder de um movimento “independente”, e por sinal ouvido hoje, 4.ª feira, na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República).
Já todos perceberam que “escola democrática” é defendida por este discurso, não já?
Bom, mas mesmo bom, era quando a escola era só para os filhos das elites - a pequena classe que os ensinava era politicamente tão bem tratada…Bons velhos tempos.

Sem comentários: