quarta-feira, abril 06, 2011

ANTONIO BARRETO IMITA O PATRÃO PINGO DOCE


António Barreto, empregado de Soares dos Santos

No mesmo dia em que Cavaco Silva vai anunciar a sua decisão (tomada há muitos meses) de dissolver o parlamento, António Barreto vem dizer de cima da sua sabedoria que a crise foi um golpe de Sócrates. Provavelmente António Barreto não soube da entrevista de Passos Coelho à Reuters onde o líder do PSD disse que tinha provocado a crise política chumbando o PEC porque este era mole em matéria de austeridade.

Ora, se Passos Coelho podia ter aprovado o PEC sem problemas a não ser o facto de ser insuficiente como explica António Barreto a sua tese? A não ser que considere que Passos Coelho como um débil mental que sem querer fez o jogo do golpe de Sócrates.

Depois de trinta anos a ler e ouvir António Barreto de forma equilibrada e tendencialmente à esquerda faz-me alguma confusão ver as suas entrevistas quase articuladas com as do patrão e o seu pensamento ao nível do da dona Maria, sempre respeitei a opinião de António Barreto mesmo quando dela discordava, agora começo a sentir algum desprezo e já raramente o ouço, aliás tudo começou com um lamentável artigo que escreveu no Público onde faltava à verdade. Quase me apetece dizer "até tu, António?".

«O sociólogo António Barreto afirmou que a demissão do Governo foi um “golpe” do primeiro-ministro José Sócrates para provocar eleições, vitimizar-se e que aumenta as dificuldades para Portugal se financiar nos mercados.

“Estamos a pedir em más condições, depois de um golpe de Sócrates que provocou eleições para tentar continuar no deslize e no agravamento em que estávamos”, afirmou Barreto, que preside à Fundação Francisco Manuel dos Santos, em declarações à agência Lusa, à margem do lançamento do livro de Vítor Bento, “Economia, Moral e Política”.»

Publicado no Blog O JUMENTO

Sem comentários: