domingo, setembro 25, 2011

SÓ AGORA É QUE DESCOBRIRAM?????

........Chega-se, assim, ao paradoxo total: a natureza sistémica da crise serve para explicar, até por antecipação, um eventual segundo pedido de ajuda externa mas já não serve para explicar o primeiro! Esta tese, é claro, parece demasiado conveniente para ser verdade. E é.
Impressiona como bastou a mudança de Governo para alterar tão radicalmente a compreensão de tanta gente sobre a natureza da crise que enfrentamos. Tão súbita conversão parece milagre e faz por isso lembrar o célebre episódio bíblico da conversão de S.Paulo. Também ele, de repente, viu a luz.
A história, narrada nos Actos dos Apóstolos, resume-se assim: S. Paulo, então ainda simplesmente Paulo, feroz perseguidor dos fiéis, seguia pela estrada de Damasco quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do céu, a qual, ao que está escrito, o terá feito "cair por terra". O pobre Paulo, em estado de choque - como se tivesse levado, digamos assim, um murro no estômago - terá estado ainda três dias sem ver e só depois compreendeu o que tinha acontecido: converteu-se e recuperou a visão. Muitos, subitamente convertidos à dura realidade desta crise sistémica, parecem ter passado por uma experiência semelhante.
Durante anos, empenharam-se em negar ferozmente, em acesas batalhas políticas, a relevância decisiva da crise internacional para explicar as dificuldades excepcionais que o País enfrenta. Agora, de repente, viram a luz, compreenderam tudo e passaram da cegueira à lucidez. Entretanto, como na história de Paulo, caíram por terra.
____
Pedro Silva Pereira, Jurista no Diário Económico

Sem comentários: