NO DELTA DO MEKONG
Cá estou eu de regresso!
Recapitulando, aproveito para colocar um novo e interessante mapa do Delta do Mekong onde ainda nos situamos (estamos na zona de Cai Be perto de Vinh Long assinalada no mapa). Este mapa apresenta agora o nome vietnamita dos vários “rios” principais em que se divide o Mekong.
Aproveito também para uma correção que me foi trazida por um amigo, leitor atento destes mails . O Mekong não tem 1535Km com eu, no meu desatento copy/paste da “net” afirmava no meu último mail, mas 4425 Km, sendo assim o 13º rio mais longo do mundo (Obrigado, Herdade!) .
Chegados ao Mekong Lodge, no início do “rio” My Tho, fomos obsequiados com um pomposo almoço do qual me permito apresentar o prato de peixe festivamente trazido para a mesa para gáudio dos mastigantes!
(experimente clicar nas fotos!!!)
Depois do repasto um passeio a pé pelos arredores (houve quem fizesse um passeio mais longo de bicicleta) com um guia que nos ia chamando a atenção para a variada flora que íamos encontrando. Eu, armado em artista da imagem, ia fotografando……
Atravessámos canais, despertámos a curiosidade simpática de famílias e criancinhas , olhámos os túmulos junto às casas
e os altares familiares
antes de regressar ao Hotel Houve ainda tempo para mais umas fotos
Atrevo-me a concluir que as simpáticas famílias que aqui habitam viverão de uma agricultura de subsistência, vendendo directa ou indirectamente frutas
e outros produtos agrícolas nos mercados locais, têm electricidade , casas razoáveis e sólidas. Alguns dos habitantes poderão ter pequenos negócios, pescar e encontrar ocupação nos serviços destinados aos turistas.
Esqueci-me de perguntar a razão para um facto , para nós estranho, que se via por todo o lado. Talvez os meus “leitores” me saibam responder. Porque razão as roupas familiares estavam sempre penduradas no exterior, ao ar livre, mesmo nos barcos /habitação como veremos???
Depois de um belo jantar umas fotos do por do sol no canal, que ficam bem em qualquer relato de viagem
e animam o ego do fotógrafo.
O dia seguinte amanheceu com Sol e até as flores pareciam sorridentes e bem dispostas!
os barcos navegavam, como durante toda a noite, no canal.
outros aguardavam os turistas, prometendo emoções para os passeios fluviais no Mekong.
Eis o nosso barco . Convido-vos também a entrar para um passeio no Delta… mas só no próximo mail!
continua….
Nota: Aceitam-se, de bom grado, sugestões, reclamações e correcções a estes mails!
Um abraço
JOAQUIM CASTILHO
Sem comentários:
Enviar um comentário