SIAM REAP (ANGKOR)
Amigos, vamos continuar, se ainda não desistiram!
De Phnom Penh voámos para Siam Reap
Siam Reap é uma cidade pouco interessante onde se encontram hotéis, restaurantes , lojas , salões de massagens terapêuticas e outros serviços de apoio aos milhões de visitantes da milenária capital do reino Khmer, Angkor, Património Mundial da Unesco!
De acordo com a Wikipédia: “This name, according to an oral tradition, was baptized by King Ang Chan (1516-1566) as “Siem Reap”, meaning “the flat defeat of Siam” (Cambodians call Siam or Thailand “Siem”). It was because of the victory over the Thais which King Ang Chan counter-attacked, and shot Prince Ong dead on an elephant’s back, and routed the Thais and captured no less than 10,000 Thai troops.”
De nada serviu esta vitória porque os tailandeses acabaram por conquistar e destruir a habitabilidade de Angkor, tendo a capital do enfraquecido e cada vez mais pequeno Império Khmer vindo a ser transferida sucessivamente para outras cidades!
Era já meio da tarde e, em vez de ir visitar um pagode, propusemos uma alteração no programa e fomos a Chong Khneas a aldeia palafítica e flutuante junto ao lago, nas margens do Rio Siem Reap que atravessa Siem Reap e Angkor e vai desaguar no Lago Tonlé Sap ( ver no mapa da esquerda). O mapa mostra também a dimensão que o lago atinge na época das chuvas (a azul mais claro) alagando também o rio. Quando chegámos ao Cambodja a época das chuvas tinha terminado, o Rio Tonlé Sap corria já na direção de Phnom Penh e a água do lago já tinha começado a recuar!
As populações que podemos observar e as condições de subsistência precária em que vivem serão certamente mais representativas das condições de vida da população rural do Cambodja do que os citadinos que pudemos fotografar no centro de Phnom Penh.
O mapa que apresentámos, à direita no início do mail, assinala a aldeia que visitámos, Chong Khneas, há outras nas margens do lago, como “Vietnamese Floating Village” porque a maioria dos seus habitantes é de origem vietnamita!
Agora as fotos, que dispensam grandes comentários, mostram bem as condições em que vivem os cambodjanos que habitam ao longo do rio Siem Reap, ainda alagado, nas proximidades do lago!
Na foto seguinte vêem-se os barcos que levam os turistas ao lago Tonlé Sap.
e aqui vamos nós
Populações em precárias habitações flutuantes já num dos “canais” da aldeia
amigos…dado que não consegui selecionar MENOS fotos…o passeio continua no próximo mail que receberão já a seguir!!!!!!
JOAQUIM CASTILHO
Sem comentários:
Enviar um comentário