quinta-feira, janeiro 16, 2014

VIAGEM À NOVA ZELÂNDIA-1





O VOO PARA AUKLAND



Amigos!

Cá estou eu de novo com mais uma série dos meus infindáveis mails (vamos ver até quando!) sobre as minhas pacatas viagens. Desta feita à Nova Zelândia!




Como é hábito começamos pela bandeira, alguns dados genéricos sobre o país e um pouco sobre a sua história

           

Ora cá está a bandeira que apresenta duas curiosidades. No canto superior esquerdo a bandeira da Grã-Bretanha dado que , ainda hoje, a Rainha Isabel II é a rainha da Nova  Zelândia representada no país por um Governador-geral. Esta soberania  da realeza britânica, apesar de algumas prerrogativas, não representa qualquer poder "real" e é cada vez mais contestada pelos neozelandeses como tivemos ocasião de verificar  em artigos de jornais locais. De salientar que o Canada onde "reina" também Isabel II não tem a Union Jack na sua bandeira.

À direita vemos a constelação do Cruzeiro também denominada Crux ou Cruzeiro do Sul, que se encontra representada noutras bandeiras de países do hemisfério Sul, como por exemplo o Brasil e a Austrália, bandeiras que a seguir apresentamos.


De salientar que, em ambas as bandeiras, se encontra também representada uma estrela mais pequena  (a estrela épsilon no esquema central) a que os brasileiros chamam "a intrometida " porque, fazendo parte da constelação, intromete-se na representação pretendida de uma cruz. Esta estrela não aparece na bandeira da Nova Zelândia! Na bandeira do Brasil a constelação, ao centro, aparece invertida porque se considerar como sendo vista do espaço e não da terra como na bandeira da Austrália que mostra também a sua subordinação virtual à Grã-Bretanha!

Para mais informações sobre a constelação do Cruzeiro e sobre outras bandeiras onde se encontra representada consultar:


Agora alguns dados sobre a Nova Zelândia

Capital

Largest city
June 2013 estimate
4,468,200[7] (122nd)
Official languages
95.9% English
<![if !supportLists]>·         <![endif]>4.2% Māori

<![if !supportLists]>·         <![endif]>0.6% NZ Sign Language














Sobre este tema há vasta literatura na Net e um livro do Jornalista Peter Trickett que se refere, mais em detalhe, à chegada dos portugueses à Nova Zelândia   http://en.wikipedia.org/wiki/Beyond_Capricorn


3- Foi Thomas Cook, o homem que deu o nome a umas ilhas do Pacífico e à célebre agência de viagens das carruagens cama (Wagons lit –Cook http://en.wikipedia.org/wiki/Compagnie_Internationale_des_Wagons-Lits ) quem, ao serviço de sua Majestade britânica, aportou às ilhas em 1769-1770 mais de 100 anos depois de Tasman vindo do Tahiti. Com ele, que realizou várias viagens às ilhas, começou a colonização britânica da Nova Zelândia. Foi com ele que o nome holandês de Nieuw Zeeland (uma província da Holanda) foi inglesado para New Zealand.

      Os primeiros mapas


o Tratado e a Colonização





































Sem comentários: