segunda-feira, outubro 27, 2014

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Chineses gastam milhões com os animais de estimação

por DN.pt
Chineses gastam milhões com os animais de estimação
Fotografia © REUTERS

Cães e gatos têm vidas de de luxo 

com direito a spa, cabeleireiro e

 seguros de saúde. Negócios da

 especialidade estão em forte expansão.

A China é um dos países do mundo onde mais tem descido a taxa de natalidade. Mas, à mesma velocidade a que diminuem os nascimentos, aumenta o número de animais de estimação em casa dos casais da classe média.
CNN noticia hoje que os chineses estão a gastar milhões em cuidados com os seus animais domésticos. E dá o exemplo de Phoebe Yu e o marido, que vivem em Xangai com os seus quatro gatos e dois cães. Por mês, pagam 600 dólares, cerca de 470 euros, por comida e banhos para os animais. A conta cresce com as despesas de saúde: cada um dos animais paga 245 dólares, cerca de 193 euros, para fazer o seu 'check up' anual no veterinário. Isto sem falar nos agasalhos para o inverno ou nos banhos de água termal.
"Levo os meus cães e gatos ao salão de beleza para manutenção. No verão, tomam banhos refrescantes para relaxar e, às vezes, fazem máscaras de lama no spa", disse Phoebe, de 36 anos, à cadeia de televisão norte-americana. A trabalhar em part-time, Phoebe admite que tanto ela como o marido decidiram não ter filhos por estarem preocupados com o excesso de poluição, a insegurança pública ou mesmo a pressão dos bons resultados escolares. Já com os seus animais, as preocupações são bem menores. "Só tenho de garantir que comem o suficiente, que estejam agasalhados e não tenham acidentes de maior", explica. Aos amigos que viajam para o estrangeiro, Phoebe chega a pedir que tragam os modelos mais recentes da "alta costura" para as suas mascotes.
As últimas estatísticas indicam que cerca de 7% dos lares chineses têm um cão e 2% adotaram um gato. Mas os números devem subir em breve: a empresa Euromonitor estima que, nos próximos cinco anos, o valor da indústria dos cuidados com animais suba 43%, gerando até 2,2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros).
A procura de produtos gourmet e serviços de luxo para animais também tem vindo a aumentar exponencialmente na China. Marcas como a Purina, por exemplo, estão a apostar em novas receitas e a concentrar a produção na China.

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