segunda-feira, janeiro 26, 2015

OS MÁVENTURA!


Os fundamentalistas de Lisboa


É cíclico: de quando em vez as nossas direitas encanitam-se com Boaventura Sousa Santos. Não costumo seguir essas novelas mas desta vez dois detalhes irritaram-me e não foi pouco. Um humorista do Tejo, Tavares de seu nome, decidiu crismar o homem de “Noam Chomsky do Mondego“, e como não bastasse um analfabeto de Lisboa, conhecido por Zé Manel da Voz do Povo, desenvolveu para “evangelizador de Coimbra“.
Ora bem, esta peregrina ideia de atacar alguém pelo lugar onde reside e exerce a profissão, está mal. Dá muito para os lados da capital do provincianismo luso, suponho que seja da água que bebem, proveniente do Alviela que o rio ibérico não é potável há muito tempo. Neste caso fez-me ler ao que vinham, e vinham pelas patetices do costume, o multiculturalismo, o relativismo e a superioridade da civilização cristã ocidental, um conceito que tem tanto de científico como as previsões de uma vidente do Bairro Alto.
É possível que esta gente entenda como esse duvidoso conceito de civilização a aplicar-se abarcaria historicamente todo o Mediterrâneo e no presente englobaria forçosamente países muçulmanos, como a Bosnia ou a Turquia? e que os cristãos protestantes têm uma cultura e mentalidade frontalmente oposta à dos católicos? e que o deus do Islão é o mesmo da Bíblia ou da Tora? e que a tal superioridade anda a ser mastigada aos pedacinhos pela milenar China? Não é.
Prefiro tentar por outro lado: já que não suportam a ideia de muito simplesmente se tentar perceber o fundamentalismo de duas seitas islâmicas, o wahabismo e o salafismo (para malta alérgica a toda ciência que não seja a leccionada em universidades dependentes do poder económico a causa das coisas não interessa para nada, o objectivo é o do costume, inflacionar qualquer crise onde  pavlovianamente os neoliberais salivam e vêm sempre oportunidades), que sugerem então?
Aceitemos pois que os tipos são o mal, por obra e graça do demo, fazemos o quê? expulsamos todos os muçulmanos da Europa? bombardeamos Meca?
Calma, Meca fica na Arábia Saudita. Ora a pátria do fundamentalismo islâmico tem muito e barato petróleo, logo são nossos amigos. Logo não pode ser. Que chatice, nem a Sarah Palin caía nessa.

Sem comentários: