sexta-feira, fevereiro 20, 2015

FERREIRA FERNANDES NO DN

Prognóstico antes do fim do jogo da Grécia

por FERREIRA FERNANDESOntem no DN

Raramente estamos perante um jogo político que não é meramente eleitoral e onde é possível vir a saber o resultado a curto prazo. De um lado temos, então, o grego Varoufakis todo ao ataque, dizendo que a Grécia está "insolvente" e há que aceitar às suas exigências. Ao que parece, Mario Draghi advertiu-o do perigo de com tal linguagem assustar os mercados. Poderia responder--se ao patrão do BCE que não se ouviram os mesmos apelos à contenção de linguagem quando em plena crise as agências de rating incendiaram países com notações de "lixo". Mas não nos interessa, agora, discutir estilos e retóricas. Só eficácia.
Desta vez, o duelo é claro e com resultado até ao fim de semana. O grego Varoufakis pode enervar o Eurogrupo com o seu ar de dador de lições de macroeconomia e o alemão Schäuble pode acantonar-se no seu papel de agiota para quem o combinado é o combinado. Mas não interessa, agora, quem tem razão. Vamos saber, dentro de dias, o resultado dos ultimatos mútuos.
E o resultado é um de dois: ou a Grécia ganha, uma coisinha que seja; ou a Grécia perde e cede em tudo (e, eventualmente, acaba por sair da União Europeia e do euro, para um destino dramático). Nada nos limpará da indignidade de nos terem passado a mão pelo pelo e termos abanado o rabo. Mas o segundo resultado é o único que provará que Portugal não podia ter feito, ou ter tentado, outra coisa, além de passar por bom aluno da tanga.

Sem comentários: