quinta-feira, julho 09, 2015

NOVOS CUSTOS BANCÁRIOS

 Quanto vai custar o Novo Banco
   
«O processo de venda do Novo Banco, que está a entrar na reta final, deverá terminar com uma perda a rondar os mil milhões de euros face aos 4,9 mil milhões que o Fundo de Resolução injetou no banco (com 3,9 mil milhões emprestados pelo Estado). As três ofertas selecionadas – da Fosun, da Anbang e da Apollo – contêm, contudo, contingências que podem tornar o preço mais baixo no futuro.

A edição deste sábado do jornal Expresso explica que os riscos de litigância associados aos processos judiciais em curso e a perspetiva de serem necessários aumentos de capital na instituição poderão reduzir, retroativamente, o preço a que o banco for vendido dentro de semanas.

Aí, será registada a “diferença entre o valor da injeção de capital e o valor da venda”, explicou o INE. Se a perda for entre 2.000 milhões e 2.500 milhões o défice do ano passado (que foi de 4,5% do PIB) poderá subir para entre 5,7% e 5,9%, pelas contas do Expresso. A decisão terá de ser tomada na reta final do ano, depois das eleições legislativas.» [Observador]
   
Parecer:

Depois do prejuízo inicial seguir-se-ão os muitos processos em tribunal.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Tribunal de Constas que contas anda a fazer.»

No Blog O JUMENTO

Sem comentários: